Inflação medida pelo IPCA acelera em abril e fica acima das expectativas

O índice subiu 0,38% durante o mês, enquanto as projeções indicavam um avanço de 0,35%,

A taxa de inflação, medida pelo IPCA, registrou um aumento em abril, superando as expectativas. O índice subiu 0,38% durante o mês, enquanto as projeções indicavam um avanço de 0,35%, de acordo com dados do Valor Data.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve um aumento de 0,38% em abril. Isso resultou em uma acumulação de 1,80% no ano e 3,69% nos últimos 12 meses, ficando acima das expectativas de 40 instituições financeiras e consultorias consultadas pelo Valor Data, que esperavam uma alta de 0,35%. A taxa de inflação em março foi de 0,16%, surpreendendo positivamente em relação às expectativas do mercado de 0,24%.

O indicador ganha ainda mais importância agora depois da mudança de rota do Banco Central. A autoridade monetária já vinha expressando sua preocupação com a força de alguns dados da economia brasileira (especialmente do mercado de trabalho) que poderiam culminar em mais inflação. Em meio a esse cenário, o ritmo de cortes da Selic poderia cair.

E foi justamente o que aconteceu na última reunião do Copom na quarta-feira (8). O Banco Central cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, diferente dos cortes de 0,5 ponto percentual que vinham acontecendo desde agosto do ano passado. Agora, os investidores monitoram os dados não só da inflação como também da economia brasileira para tentar antecipar os próximos passos do BC.


Fonte: Valor Investe


Outros conteúdos

Dólar fecha em alta firme, acima de R$ 5,20

O dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,2103 reais na venda, em alta de 1,10%. Este é o maior valor de fechamento desde 18 de abril

IPCA-15 sobe 0,44% em Maio, mas vem abaixo do esperado

No acumulado em 12 meses, indicador ficou em 3,7%, de acordo com dados divulgados pelo IBGE